quarta-feira, 3 de julho de 2013

Programação - Java Básico 01 - O que é a Linguagem JAVA

A linguagem JAVA é uma das mais usadas hoje em dia, nos garantindo inúmeras possibilidades.

Este é o primeiro de muitos outros posts voltado à área de programação, e como primeira linguagem, foi escolhido o JAVA, que é uma das mais difundidas entre os programadores da atualidade.

Neste primeiro momento estaremos conhecendo um pouco sobre a linguagem de programação a ser estudada, abordando sobre Launcher, CompiladorEditor perante a linguagem JAVA.

Mas o que são launchers, compiladores e editores?

Launcher

Bem, um launcher é aquele programa, ou conjunto de programas que executam os programas. Isso mesmo, para que um programa seja executado, ele precisa ser chamado por outro.

No JAVA, se quisermos abrir um programa "na mão", precisamos abrir um terminal (No Microsoft  Windows, Menu Iniciar > Executar, digita CMD e tecle Enter) , digitar "java NomedaClasse.class" ou "java -jar NomeDoPrograma.jar".

Esta linguagem trabalha com Orientação a Objetos, sendo que tudo gerado nela se transforma em classe ou está dentro de uma.

Uma Linguagem Orientada a Objetos tenta tratar o código de uma forma mais humana, possibilitando abstrair um objeto da vida real para dentro do código-fonte. 

Exemplo:

Banco

Se fôssemos criar uma classe para este objeto, precisaríamos capturar atributos (Nada de programação ainda), então:

Classe Banco {
      Atributo cor=marrom;
      Atributo material=madeira;
      Atributo tipo=tamburete;
}

Veremos mais a frente o que é classe, objeto e como tratá-los.

Compilador

É o programa, ou o conjunto de programas, que transforma o código-fonte escrito na linguagem de programação para a linguagem de máquina (o programa em si).

A linguagem JAVA não é como as tradicionais, que gera um programa binário que é executado pelo launcher padrão do sistema operacional (linguagem compilada), nem mesmo funciona como scripts de linguagens interpretadas.

Na verdade, esta linguagem é uma híbrida, pois primeiro o programa é compilado, porém são gerados bytecodes, que são interpretados pelo Launcher padrão do JAVA, que nós chamamos de Máquina Virtual JAVA (JVM).

Editor

Também chamados de IDE, é o ambiente onde criamos o código-fonte.

Existem IDEs chamadas ferramentas RAD (Rapid Application Development), que nos ajudam a programar de uma forma muito mais rápida, e inclusive iremos utilizar uma dessas ferramentas para trabalhar.

Em nosso próximo post estaremos instalando o nosso ambiente de desenvolvimento.

Ass.: David de Almeida Bezerra Jr

0 comentários:

Postar um comentário